O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acordaram, nesta quarta-feira (4), o plantio de mudas nos arredores do tribunal. Serão plantadas 1,3 mil exemplares de diferentes espécies, doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A implantação de um bosque faz parte do projeto de ampliação da sede, com a construção do último bloco previsto no projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer.
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha e pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin. O vice-presidente do STJ, ministro Luis Felipe Salomão, e o secretário-chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha, também participaram da assinatura, assim como o presidente da Novacap, Fernando Leite, o ministro Francisco Falcão (decano e ex-presidente da corte), e o diretor-geral do tribunal, Sérgio Pedreira.
“Esse é o tribunal que talvez receba o maior número de processos no país, é o nosso tribunal da cidadania. Nós vamos cuidar da ampliação, fazer todo o encaminhamento necessário para dar agilidade a essa obra tão importante para o STJ”, disse o governador Ibaneis Rocha.
“De um lado, ganhamos um novo espaço – o quarto prédio –, e igualmente daremos mais área verde para Brasília, em tempos de crise do clima, da biodiversidade e da saúde ambiental da população”, acrescentou Benjamin”, destacou o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin.
Além do plantio das mudas, a Novacap vai fazer o cercamento do local para caracterizar um parque arborizado. Segundo a Companhia, serão construídas alas com ipês amarelos e outras espécies para que elas floresçam em diferentes épocas do ano.
“A Novacap está iniciando a implantação do Bosque do STJ. Há um esforço grande e louvável do presidente Herman Benjamin de fortalecer e revigorar essa área verde do tribunal. Vai ser um bosque diferenciado que vai criar esse ambiente natural fantástico e privilegiar a fauna e a flora dessa região”, detalha o presidente da Novacap, Fernando Leite.
*Com informações do STJ