Por: Kelven Junio
Nesta quinta-feira, 21, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, foi agraciada com o Diploma e a Comenda do Mérito Feminino, no Grau de Dama Comendadora, pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Lindberg Aziz Cury, localizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), marcando um momento de reconhecimento ao papel de destaque que Leão vem desempenhando em sua carreira política e em sua contribuição à sociedade.
Desde 1984, a Abrasci, uma organização sem fins lucrativos, tem o costume de homenagear mulheres notáveis durante o mês de março, celebrando suas contribuições e dedicação à sociedade em vários campos. A seleção de Celina Leão para receber tal honraria em 2023 destaca seu trabalho notável e as mudanças positivas que impulsionou enquanto servia em diferentes capacidades no governo do Distrito Federal.
Ao expressar sua gratidão, Celina Leão enfatizou a importância da academia e seu papel em promover discussões sobre temas essenciais como arte, literatura, e outras áreas do conhecimento. Para Leão, ser reconhecida por uma instituição com um histórico tão rico e dedicado ao fomento da cultura e do conhecimento é uma honra que reflete a dedicação de sua carreira ao serviço público e às causas femininas.
Trajetória política
Nascida em Goiânia, Celina Leão Hizim Ferreira, 46 anos, tem uma longa trajetória política no DF. Formada em administração de empresas e direito, Celina Leão atuou por dois mandatos na Câmara Legislativa e presidiu a Casa no biênio 2015/2016 e a Procuradoria Especial da Mulher em 2017/2018. Entre 2019 e 2022, atuou como deputada federal, onde foi coordenadora da bancada feminina. Em 2022, foi eleita vice-governadora do Distrito Federal.