A empresa SpaceX fez um lançamento duplo na madrugada desta sexta-feira (29/12), nos Estados Unidos, em missão com um avião militar e a colocação de satélites em órbita. Do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, saiu o foguete Falcon Heavy. Na vizinha estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, duas horas e 54 minutos depois, foi a vez do foguete Falcon 9.
Esse lançamento duplo fez com que a empresa alcançasse o período mais curto entre duas missões de classe orbital dos EUA desde meados da década de 1960. Da mesma forma, eles se tornaram os voos de número 95 e 96 da empresa em 2023.
Veja:
Watch Falcon Heavy launch the USSF-52 mission to orbit https://t.co/zrk4JcZ9Pt
— SpaceX (@SpaceX) December 26, 2023
Missões da SpaceX
A primeira missão tinha como objetivo colocar o avião espacial não pilotado X-37B em órbita para uma missão militar secreta de longa duração. Isso foi feito e o SpaceX Falcon Heavy voltou sem problemas.
O lançamento era para ter acontecido em 10 de dezembro, mas o mau tempo e problemas com equipamento de solo fizeram com que fosse adiado. Os envolvidos não deram detalhes do voo porque era uma missão militar classificada.
Já o Falcon 9 contava como missão a colocação de 23 satélites Starlink em órbita. Eles servem para continuar montando a mega rede de internet da empresa de Elon Musk.
Desde que as operação começaram, em maio de 2019, a empresa lançou 5.627 Starlinks em 131 voos desde maio de 2019. Desses, 5.211 são considerados funcionais.