A Câmara dos Deputados deverá ouvir o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, sobre o aumento da quantidade de denúncias de corrupção no governo Lula recebidas este ano pelo órgão de fiscalização. O requerimento foi apresentado pelo deputado Eduardo Bolsonaro à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).
Como mostrou a repórter Sarah Teófilo, no Metrópoles, a CGU recebeu, até o dia 13 deste mês, 1.412 denúncias de corrupção em órgãos federais. O número representa o equivalente a quatro denúncias por dia durante o primeiro ano de governo. Isso representa 31% a mais que em 2022.
“Neste sentido, em meio ao aumento do número de denúncias que sugerem corrupção, entendemos que é essencial que o ministro, por meio desta Comissão, possa esclarecer os fatos relatados”, argumenta Eduardo Bolsonaro.
O Ministério da Saúde foi o órgão federal com maior número de denúncias de irregularidades em 2022 e 2023. Neste ano, foram 140 casos enviados para análise da CGU.
A convocação de Vinícius Marques de Carvalho deverá ser aprovada nos próximos dias pela CFFC, que é presidida pela deputada Bia Kicis e formada em sua maioria por deputados de oposição. A presença do representante do governo é obrigatória caso a matéria seja aprovada em caráter de convocação.