- PUBLICIDADE -

Total de agentes autônomos no Brasil cresce 50% desde o fim de 2019

Author

Categories

Share


Especialistas em renda variável

SÃO PAULO – Não foi só o número de investidores que deu um salto nos últimos anos. Também cresceu – e muito – a quantidade de profissionais que os atendem. O mês de abril terminou com 14.400 agentes autônomos credenciados, segundo dados da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord). O número considera apenas os cadastros como pessoas físicas, e não os escritórios.

Foram 1.616 novos agentes autônomos inseridos no sistema nos primeiros quatro meses do ano – pouco mais da metade dos novos credenciamentos registrados durante 2020 inteiro, que haviam somado 3.179 e havia sido recorde.

Em relação a dezembro de 2019, o número atual de agentes autônomos credenciados cresceu 50%. Na comparação com dezembro de 2018, quando havia apenas 6.634 profissionais cadastrados, o avanço chega a 117%.

site da própria CVM ou no site da Ancord, no item “Consulta Pública”.

“Além disso, o investidor precisa estar consciente que o AAI não é um consultor de valores mobiliários”, frisou a autarquia. “Ainda que tenha entre as suas atribuições a função de prestar informações sobre os produtos de investimento, ele é um representante das instituições financeiras. O investidor deve estar ciente de que precisa refletir sobre as informações e tomar suas próprias decisões de investimento”.

Para Peres, da XP, existe uma diferença grande entre auxiliar uma pessoa a tomar uma decisão de investimento e decidir por ela. “O novo investidor quer dar mais um passo, e para isso precisa ter um entendimento completo dos produtos financeiros. É assim que o agente autônomo se posiciona, auxiliando na compreensão dos clientes”.

A agenda regulatória da CVM para 2021 prevê a realização de audiência pública sobre a regulação da atividade dos agentes autônomos, porém ainda não há uma data definida para que aconteça.

Stock Pickers lança curso online e gratuito “Caçadores de Assimetrias”, que ensina na prática como identificar ativos com excelente potencial de valorização. Inscreva-se.





Source link

Author

Share