Terras indígenas: saiba quem serão os alvos da força policial da Funai





A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) agora tem ao seu lado forças policiais para proteger as terras indígenas. Nesta segunda-feira (3/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que permitiu à fundação ter poder policial.




Quais são os alvos da força policial da Funai?



  • Quem tentar remover indevidamente os indígenas de suas próprias terras.

  • Quem usar de forma inadequada a imagem dos indígenas ou das comunidades sem a devida autorização.

  • Quem atacar ou descaracterizar as placas e marcos que delimitam os territórios.

  • A Funai deve usar o poder de polícia para prevenir a violação – ou a ameaça de violação – dos direitos dos indígenas e evitar a ocupação ilegal de suas terras.




Os policiais devem combater ataques ao patrimônio cultural, material e imaterial, além de coibir construções ilegais e atividades de exploração exercidas por outras pessoas dentro das terras indígenas e em desacordo com a lei.


O decreto também dá direito à Funai de restringir o acesso a terras, expedir certificado de medida cautelar e determinar a retirada obrigatória de ocupantes, além de destruir, inutilizar, apreender bens ou instalações usadas nas infrações.


A execução de todas essas medidas depende agora das atribuições das carreiras dentro da Funai. A Funai também pode pedir apoio aos órgãos de segurança pública, especialmente à Polícia Federal e às Forças Armadas.






(Com informações da Agência Brasil)






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/terras-indigenas-saiba-quem-serao-os-alvos-da-forca-policial-da-funai/?fsp_sid=99772

Nenhum comentário