VW pode se unir aos chineses para fabricar na Europa






A crise do grupo Volkswagen, com o risco de fechamento de fábricas na Europa, aparentemente foi resolvida (pelo menos em parte) com a decisĂŁo de nĂŁo demitir funcionários ou fechar fábricas no Velho Continente. É claro que, entre as concessões, haverá várias mudanças nas linhas de produção, mas o pior cenário parece ter ficado para trás.


Ainda sim, algumas questões ficaram em aberto, incluindo aquelas relacionadas ao futuro das fábricas em Dresden e OsnabrĂĽck, na regiĂŁo da SaxĂ´nia, na Alemanha. De fato, a produção nas plantas europeias está programada para continuar atĂ© o final de 2025 e 2027, respectivamente, com o futuro ainda a ser traçado. Em comunicado Ă  imprensa há algumas semanas, a Volkswagen declarou que um “conceito global alternativo” está sendo estudado para Dresden (onde o elĂ©trico ID.3 Ă© produzido), enquanto em OsnabrĂĽck o objetivo Ă© “desenvolver uma perspectiva econĂ´mica futura para o local”.








volkswagen id.3 eletrico


O que isso significa? De acordo com os rumores publicados pela Reuters há alguns dias, a Volkswagen poderia ceder suas fábricas para os chineses. Agora, surge ainda outro rumor divulgado pela revista alemĂŁ Manager Magazin, no qual o grupo alemĂŁo poderia criar uma joint venture com um fabricante oriental.


O exemplo da Stellantis


A Volkswagen poderia seguir os passos da Stellantis e da Leapmotor, que deram origem Ă  Leapmotor International, uma joint venture que detĂ©m os direitos exclusivos de exportar, vender e fabricar produtos da chinesa fora de sua regiĂŁo natal. Desta forma, o elĂ©trico T03 será fabricado na planta da Stellantis em Tychy, PolĂ´nia, que tambĂ©m Ă© responsável por alguns modelos importantes do grupo como o Fiat 500 e o Jeep Avenger elĂ©trico.








<p>O Volkswagen ID.3 na fábrica de Dresden</p>


O Volkswagen ID.3 na fábrica de Dresden




De acordo com as apurações da Manager Magazin, com a junção do grupo alemão com alguma marca chinesa, a VW manteria a propriedade das fábricas e conseguiria também aumentar a produção de seus carros elétricos dando aos chineses a chance de superar as taxas impostas pela Comissão Europeia.


Além disso, o grupo alemão poderia se beneficiar do extenso know-how do parceiro em trens de força elétricos.








<p>O Volkswagen ID.4 na fábrica de Emden</p>


O Volkswagen ID.4 na fábrica de Emden




De acordo com os rumores, já houve conversas iniciais entre as partes, com a fábrica de Emden (onde sĂŁo produzidos os Volkswagen ID.4 e ID.7) no centro da discussĂŁo, mas descartada devido a uma estrutura de custos que nĂŁo teria satisfeito o fabricante chinĂŞs. 



VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE











Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/vw-pode-se-unir-aos-chineses-para-fabricar-na-europa/?fsp_sid=82096

Nenhum comentário