Cerca de 400 cães e gatos do Abrigo Flora e Fauna, localizado na zona rural do Gama, foram imunizados contra a raiva nesta sexta-feira (6). A ação, que mobilizou 43 servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF), busca ampliar a cobertura em animais e reforça o treinamento para a campanha de vacinação prevista para iniciar em 14 de setembro.
A chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Gama, Marinete Sousa, destaca que profissionais mais experientes têm passado conhecimentos e informações aos novatos. Houve ainda, segundo a gestora, uma revisão de orientações técnicas específicas. “Estamos nos preparando com afinco para a campanha, de forma a oferecer um atendimento seguro e adequado a todos os cães e gatos”, garante.
Quem ficou feliz por trabalhar com os bichinhos foi o agente de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) Guilherme Dutra. “Eu amo, principalmente, cachorros e acho que esse treinamento é essencial. Cuidar dos animais é parte importante do cuidado com a população como um todo. Sei que a nossa função faz a diferença na sociedade”, avalia. Convocado para ser servidor da SES-DF há seis meses, ele vai participar pela primeira vez de uma campanha de vacinação antirrábica.
Imunização
As doses contra a raiva são disponibilizadas em dias úteis nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental da SES-DF durante o ano inteiro. A campanha, contudo, busca facilitar o acesso e intensificar as ações de proteção de cães e gatos contra a doença. Nesse período as equipes da SES-DF passam a atuar também em locais de ampla circulação de pessoas como feiras, shoppings, praças, pet shops e outros espaços de fácil acesso.
No dia 14, serão priorizadas as localidades rurais. A partir de 21 de setembro, a oferta começa a abranger a área urbana das Regiões Administrativas. A lista dos locais de atendimento é atualizada semanalmente no site da SES-DF.
Em 2023, a campanha antirrábica superou 120 mil animais imunizados. Para 2024, a orientação é vacinar cães e gatos a partir dos três meses de vida. A dose contra a raiva não é indicada para fêmeas prenhas ou em período de amamentação. Também são dispensados animais que estejam doentes.
Prevenção
A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida aos humanos por meio de mordidas, lambidas ou arranhões de animais infectados. Por isso, a imunização de cães e gatos é fundamental para impedir a propagação e evitar a contaminação de pessoas. Saiba mais sobre a raiva no site da SES-DF.
*Com informações da SES-DF