Eape recebe cursos de especialização em qualidade do ensino médio

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A Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) recebeu, na manhã desta segunda-feira (23), o lançamento do Programa Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC). O programa formará, por meio de cursos de especialização, servidores públicos do Ministério da Educação e das secretarias de Educação das unidades federativas, assim como técnicos do MEC e representantes dos conselhos de educação.

Participaram da mesa de abertura a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro do Nascimento, e a presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Márcia Angela Aguiar.

A programação terá ênfase na implementação e na avaliação de políticas voltadas ao ensino médio | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

“Saúdo a todos os colegas, que vieram desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, para aprender. A formação é um dos principais pilares dessa Política Nacional do Ensino Médio, o que é fundamental para que o professor tenha o conhecimento, em profundidade, do Novo Ensino Médio. Sejam bem-vindos a Brasília, todos vocês”, disse Hélvia, que representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O diretor do MEC, Alexsandro do Nascimento, explicou que o modelo de ensino médio deve promover a formação integral e integrada dos estudantes. “Integrada porque essas três dimensões, cidadã, profissional e acadêmica, precisam estar presentes na formação do jovem. O desemprego na juventude é de 19%. O que isso significa? Que, apesar de o Brasil estar fazendo uma curva de empregabilidade interessante, as juventudes estão ficando para trás”.

Hélvia acredita que as transformações propostas exigem uma atuação qualificada dos professores em sala de aula. “Os desafios dessa etapa exigem que nossos professores estejam preparados não apenas para lidar com novas metodologias, mas também para orientar os jovens em um processo de aprendizagem mais conectado com suas realidades e aspirações. É nesse contexto que a formação se torna vital”, ressaltou.

Curso

O lançamento do programa, que ofertará cursos de especialização e de aperfeiçoamento, está ancorado na Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024, e visa ofertar estratégias de assistência e formação das equipes técnicas das secretarias de Educação, com foco na elaboração dos planos de ação, visando a efetiva implementação da Política Nacional de Ensino Médio.

Peça teatral “Sabe por que tu não deu bola?” dos alunos do CEM 804 do Recanto das Emas abriu a cerimônia

O programa foi iniciado com a abertura do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas Educacionais pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Logo após a abertura do curso, ocorreu o Seminário Temático I: “Plano Nacional de Educação como epicentro das políticas educacionais e a Política Nacional do Ensino Médio”.

A programação terá ênfase na implementação e na avaliação de políticas voltadas ao ensino médio. O foco é aprofundar a qualificação das capacidades dos sistemas educacionais estaduais e distrital, e do próprio MEC, para a formulação e execução de políticas e programas que promovam a melhoria contínua da qualidade social do ensino.

Teatro e música

Como abertura oficial da cerimônia, Mariana Ayres, coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, convidou o grupo teatral dos alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 804 do Recanto das Emas para apresentar a peça Sabe por que tu não deu bola?. A apresentação traz a temática antirracista, retratando vivências dos próprios estudantes. Escrita pelo professor Thiago Leal, a peça foi a ganhadora do Festival Estudantil de Teatro Amador de Brasília em 2023.

“A peça, construída com os estudantes, será apresentada no Teatro da Caesb, para o público estudantil da Regional do Recanto. Faz parte de uma programação de educação antirracista, que continuará com ampla programação no Recanto, com uma série de seminários e ações de formação para todas as escolas. Agora, 10 de outubro, teremos o seminário para os gestores das escolas”, informou Mariana.

Alexsandro do Nascimento comentou sobre a peça apresentada na abertura do evento. “O ato da peça dos meninos do CEM 804 do Recanto das Emas nos ajuda a pensar as intersecções de desigualdade dentro do ensino médio. Precisamos declarar, de uma vez por todas, que não há contradição entre formar os jovens para o mundo do trabalho, para a cidadania e para o ingresso do ensino superior”.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

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