A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esteve presente no 3º Fórum de Governança da Controladoria-Geral do DF (CGDF). Com o tema “Governança, Inovação e Sustentabilidade: estratégias para um setor público eficiente”, a CGDF recebeu servidores para troca de experiências e boas práticas no auditório da Câmara Legislativa do DF.
O fórum, nessa quinta-feira (5), teve duas etapas. Pela manhã, as atividades ocorreram no auditório da Câmara Legislativa (CLDF) e, no período da tarde, na Escola de Governo do DF (Egov), com oficinas que abordaram temas como redesenho de serviços, insights comportamentais para integridade pública e análise de programas de integridade privada.
Durante o evento, foi apresentado o novo Guia Prático para análise dos Programas de Integridade Privada, instrumento com foco na disseminação da cultura da integridade e na aplicação efetiva do código de ética. O guia facilita a identificação de desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública. Também foi destacada a publicação da Resolução nº 4/2024, no último dia 2, que trata do modelo de governança pública no DF.
O secretário-adjunto de governança da SES-DF, José Ricardo Baitello, ressaltou que o compliance da SES-DF tem características próprias, destacando a trajetória da pasta a partir de 2021, com o Projeto de Aprimoramento da Governança da SES-DF. “A governança é essencial para promover uma gestão mais eficiente, inovadora e sustentável. Governança é controle, direção e rumo. Compliance significa observar a lei e implantar”, disse Baitello.
O projeto da SES-DF criou seis subcomitês de assessoramento técnico, dentre eles o de transformação digital e sustentabilidade. Também foi criada a estrutura organizacional da Secretaria Adjunta de Governança (Sagov) para coordenar a Política de Governança da Secretaria de Saúde.
O auditor-chefe adjunto de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Jetro Coutinho, comentou sobre como a combinação de governança, inovação e estratégias pode trazer resultados positivos para a administração pública. “Governança é uma série de estruturas, processos e mecanismos para alinhar o interesse do ‘agente’ ao interesse do ‘principal’. Quando damos transparência às ações, quando disponibilizamos informações, prestamos contas, melhoramos a governança”.
*Com informações da Ses-DF