Por: Poliane Ketlen
Memes e Gestão Econômica
Nos últimos dias, internautas têm ironizado a reação do governo Lula e da imprensa convencional, especialmente o grupo Globo, em defesa da gestão econômica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os memes, que criticam as recentes taxações implementadas pelo governo, têm ganhado força nas redes sociais, gerando uma enxurrada de conteúdos sarcásticos.
Impacto na Imagem do Governo
O governo e a mídia alegam que esses memes estão causando um impacto negativo nas ações do Planalto. Segundo eles, as piadas e críticas nas redes sociais têm minado a governabilidade em Brasília e prejudicado as pautas de esquerda no Congresso. O governo considera o humor dos internautas como um "ataque mentiroso" destinado a travar suas iniciativas.
Reação da Mídia
A imprensa, particularmente o grupo Globo, tem afirmado que a produção desses memes é "coisa profissional" e está munindo a oposição, rompendo barreiras e impactando negativamente a narrativa oficial do governo. Comunicadores da emissora defendem a regulação das redes sociais, argumentando que é necessário controle para evitar a proliferação de discursos que possam representar riscos à governabilidade.
Dobrança de Apostas dos Internautas
Em resposta às declarações do governo e da mídia, os internautas intensificaram suas ações. Após veicularem uma imagem de Haddad como “Taxadd” na Times Square, uma nova imagem foi exibida em Nova York, desta vez com o termo “Zé do Taxão”. A imagem sugeria que o ministro estaria taxando até a alma dos brasileiros, com a população pedindo socorro.
Repercussão nas Redes Sociais
As reações nas redes sociais foram repletas de ironias e críticas. “Até memes viraram ameaças”, escreveu um internauta. “Os caras querem censurar até os memes, parece até piada”, comentou outro. Outro usuário destacou: “O autoritarismo querendo dizer o que é meme e o que não é. Mas tudo pela democracia, claro”.
O Meme na Times Square
As críticas bem-humoradas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ultrapassaram as fronteiras do Brasil e chegaram à icônica Times Square, em Nova York. Ontem, um brasileiro conseguiu veicular o meme do “Taxa Humana” em um dos famosos painéis de LED do local.
A Criatividade do Autor
O meme retrata Haddad como um super-herói implacável na taxação de produtos e serviços. O responsável pelo feito, que preferiu manter o anonimato, explicou como driblou as restrições do regulamento do outdoor, que proíbe manifestações políticas. Inicialmente, seu vídeo de 15 segundos foi barrado por conter uma coletânea de memes.
Determinado a exibir o conteúdo, ele editou o meme como se fosse um anúncio de um filme brasileiro, adicionando a logo da Ancine e detalhes fictícios, como “Uma produção brasileira” e “Em cartaz a partir de 20 de julho”. Dessa forma, conseguiu burlar as regras e aprovar a exibição.
Custo e Sarcasmo
Ironizando a situação, ele comentou que "até o meme foi taxado", mencionando que os 15 segundos de exibição custaram $45, além do IOF. Ele lamentou o custo com uma dose de sarcasmo, refletindo o espírito crítico e bem-humorado dos memes.