Por: Jornalista Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) está trabalhando intensamente para liberar o fluxo de veículos em um trecho de 500 metros na Avenida Hélio Prates, entre o posto de combustíveis BR e o comércio Agro Boi, até domingo (21). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pelo secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro, sendo bem-recebido pela população que acompanhava de perto as obras de pavimentação asfáltica na importante via que conecta Ceilândia e Taguatinga.
Desde que o GDF rescindiu o contrato anterior e assumiu a responsabilidade pelos trabalhos na avenida Hélio Prates, a conclusão das obras, antes paralisadas, tem avançado significativamente. Atualmente, cerca de 80 funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estão mobilizados em diversas frentes de serviço.
"Temos equipe trabalhando na terraplanagem, na massa asfáltica e na limpeza, retirando entulho e restos de obra", detalhou o secretário Valter Casimiro. "No outro trecho, entre os postos de combustível Pit Stop e Melhor, a ideia é começar a colocar a capa asfáltica ainda esta semana. Vamos pedir para acelerarem o trabalho para que, na semana que vem, consigamos entregar todo o trecho de 1 quilômetro da via."
Avanços das Obras
Após a conclusão da pavimentação, as próximas etapas incluem a instalação de meios-fios, jardinagem e sinalização vertical e horizontal. Até o momento, os dois trechos que totalizam 1 km já receberam aproximadamente 400 toneladas de massa asfáltica.
A intensa movimentação de maquinários e funcionários na Hélio Prates chamou a atenção de muitos moradores, que há muito tempo não viam sinais de transformação na área.
"Aqui estava com muita poeira e a gente quase não via ninguém trabalhando", comentou a manicure Maria Clarine do Nascimento, de 27 anos. "Estava praticamente parado. Já não estava mais dando para aguentar a situação. Deus queira que agora seja mais rápido e entreguem logo a avenida. Pelo que vejo, está ficando bem melhor."
Colaboração Interinstitucional
O administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, ressaltou a importância do trabalho colaborativo e integrado do GDF para acelerar as obras no local. "Há vários meses, a população demandava o governo para resolver a situação. Dá alegria ver, agora, tantos órgãos envolvidos para resolver, em definitivo, os impasses da Hélio Prates", afirmou.
Com o empenho das equipes e a aceleração dos trabalhos, a expectativa é que a população de Ceilândia e Taguatinga possa usufruir em breve de uma via renovada e segura, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida na região.