Por: Kelven Junio
A partir desta terça-feira (23/4), Taguatinga ganha um importante reforço no combate à dengue com a inauguração de uma tenda de acolhimento a pacientes com casos suspeitos da doença. A estrutura, situada no estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), estará em funcionamento diário, das 7h às 19h, oferecendo atendimento especializado. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, estará presente no local a partir das 8h para marcar o início desse serviço essencial.
Essa iniciativa integra um conjunto de 11 tendas que estão sendo disponibilizadas à população do Distrito Federal ao longo deste mês, com o intuito de fornecer um suporte mais ágil e eficiente no enfrentamento da dengue. Nas últimas semanas, mais de 5,8 mil atendimentos foram realizados nas cinco novas unidades já em funcionamento em Planaltina, Ceilândia, Guará, Gama e Paranoá, sendo que as últimas três operam de forma ininterrupta (24h). As tendas previstas para o Plano Piloto, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia e Varjão serão entregues até o final do mês, ampliando ainda mais a cobertura de atendimento na região.
Localizadas estrategicamente próximas a unidades de saúde, como hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs), as tendas têm como objetivo principal acelerar os atendimentos, aliviando o fluxo nas portas de emergência e urgência dos hospitais. Equipadas com áreas de triagem, consultórios, farmácias, sala de hidratação e espaços de descanso para os profissionais de saúde, essas estruturas garantem um atendimento completo e eficaz aos pacientes.
A equipe que atua nas tendas é composta por profissionais altamente capacitados, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, especialistas em laboratório, servidores administrativos, farmacêuticos, além de pessoal de limpeza e segurança. Essa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para garantir um atendimento humanizado e de qualidade a todos os pacientes que buscam assistência nessas unidades.
Com a implantação da tenda em Taguatinga, a comunidade local terá um ponto de referência acessível e eficiente para o diagnóstico e tratamento precoce da dengue, reforçando o compromisso das autoridades de saúde em proteger a população e controlar a disseminação da doença na região.