A temporada 2023 do Palmeiras parecia que não terminaria como o clube está acostumado nos últimos anos: com títulos nacionais ou continentais. Mas tudo mudou: o Alviverde embalou uma sequência impressionante na reta final do Campeonato Brasileiro, contou com uma queda histórica do então líder Botafogo e terminou a competição levantando sua 12ª taça.
Apesar dos títulos da Supercopa do Brasil e do Campeonato Paulista, a temporada dos comandados de Abel Ferreira ficaria marcada pela campanha mediana no Brasileiro e pela dura eliminação na semifinal da Libertadores para o Boca Juniors. A derrota nos pênaltis em pleno Allianz Parque teria derrubado qualquer clube, mas não o Palmeiras de Abel.
Após a queda para os argentinos, no início de outubro, e uma sequência de derrotas no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras emendou uma série de vitórias na competição nacional, diante de Coritiba, um 5 x 0 sobre o São Paulo e triunfo sobre o Bahia.
Mas a partida que realmente marcou a campanha do 12º título veio sobre o Botafogo. Em um jogo histórico, o time paulista virou um confronto que perdia por 3 x 0, com direito a gol no último lance e entrou de vez na briga pela taça.
Após alcançar e passar o Glorioso na liderança, o Palmeiras manteve a ponta até o fim e a 12ª conquista veio diante do Cruzeiro, nesta quinta-feira (6/12). Agora, com mais um título nacional, resta saber se o treinador português seguirá à frente da equipe, comandando um time que mostrou mais uma vez que não pode, jamais, ser subestimado.