O Governo Federal através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançará nesta terça-feira (19), um aplicativo que permitirá bloquear instantaneamente celulares roubados. O anúncio sobre a plataforma foi realizado pelo Secretário-Executivo do Ministério, Ricardo Cappelli.
A idéia do Ministério da Justiça e Segurança Pública é assegurar um sistema nacional e de fácil acesso para garantir a segurança para vítimas de roubos ou furtos de celulares.
Segundo Cappelli, o sistema que será lançado nesta terça “transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil”, já que o aplicativo permitirá com que a Anatel, os bancos, as operadoras de telefone e outros aplicativos sejam alertados imediatamente para que os sistemas do aparelho em questão sejam bloqueados.
A proposta vem em um contexto de aumento desses casos. O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta para um total de 999.223 mil ocorrências no ano passado, mais do que os 852.991 mil casos registrados em 2021. Com isso, a alta foi de 16,6% em furtos e roubos.
O estado que liderou o ranking, em números absolutos, foi São Paulo, com 346.518 celulares roubados ou furtados, o que representa cerca de 30% do total do país. Em segundo lugar, a Bahia teve 83.433;
Os lugares com maior aumento em relação a 2021 foram Bahia, com variação de 70,5%, e Rio de Janeiro, onde houve aumento de 58,6%;
O levantamento é feito com informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.