O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta quarta-feira (20), os resultados da Operação Paz, uma ação nacional que mobilizou mais de 300 mil policiais em 12 estados brasileiros, entre setembro e dezembro deste ano.
O objetivo da operação foi combater os crimes violentos, especialmente os homicídios e as mortes por intervenção policial.
Vale lembrar, que o mês de setembro foi bastante violento em Salvador, o que resultou em diversas operações, principalmente no bairro de Valéria, onde um policial federal acabou sendo morto e outros três terminaram feridos.
Relembre: Valéria: Polícia iria atacar Katiara, mas se ‘bateu’ com BDM ; “Essa ação foi orquestrada”, diz Werner sobre ataque a ônibus para dispersar operação em Valéria; ‘Trégua’ no Calabar e dias tensos em Valéria; BDM é sufocado pela polícia; Somente neste ano 48 fuzis foram apreendidos na Bahia; últimos três foram encontrados em Valéria
Segundo dados apresentados pela pasta, houve queda de 2,1% no número de homicídios dolosos entre setembro e novembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Os estados com as maiores reduções foram Rio Grande do Norte (-23,9%), Tocantins (-21,1%) e Roraima (-20,5%).
A letalidade policial, que mede o número de mortes em decorrência de intervenções policiais, também caiu 3,1% a despeito do aumento no efetivo policial e no número de operações nos estados. Os estados com as maiores quedas nesta estatística foram Rio de Janeiro (-58,3%), Rio Grande do Norte (-52,9%) e Amazonas (-51,9%).
A Operação Paz, realizada em outubro, contou com reforço de efetivo policial em 482 cidades de 12 estados brasileiros. O governo federal investiu R$ 95 milhões só em diárias para os policiais, totalizando 315 mil diárias no período da operação.