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A Black Friday, um dos eventos de compras mais aguardados do ano, movimenta bilhões de reais em vendas no Brasil, atraindo milhões de pessoas que buscam aproveitar as ofertas e promoções. Mas o período também é marcado por um aumento significativo de golpes e ameaças cibernéticas, colocando em risco a segurança e a privacidade dos usuários e das empresas.
Uma pesquisa recente do SafeLabs, companhia de cibersegurança, revelou que o setor de varejo foi o mais visado por ciberataques, com 35% de todas as ocorrências em 2023.
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Os criminosos buscam roubar principalmente as credenciais que garantam acesso a empresas que buscam lucrar muito no período, ou enganar potenciais clientes a comprarem mercadorias que não existem.
Seja por meio de sites, aplicativos, links falsos, sistemas desatualizados, ou disparo de malwares, o foco dos criminosos está em atingir compradores ou vendedores ansiosos por bons negócios, devido à altíssima demanda no período.
Paulo Trindade, Gerente de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da ISH Tecnologia, principal companhia nacional de cibersegurança.
Telas falsas
É basicamente uma “cópia” da página de algum grande varejista, que visa passar uma sensação de segurança ao consumidor, para que ele efetue o pagamento de uma compra falsa.
Conforme explica Trindade, representam um perigo além da compra de uma mercadoria falsa “por meio de uma tela falsa, informações de cartões de crédito também podem ser roubadas e comercializadas em fóruns ilegais.”
Abuso de flash sales
Fraudadores usam bots para comprar produtos em massa, esgotando em segundos. Logo após, revendem esses produtos a preços inflacionados.
Promoções fraudulentas
Semelhante ao anterior, os criminosos usam milhares de contas falsas para esgotar as promoções e enviam links por aplicativos como o WhatsApp, com descontos altos ou preços inflacionados.
Fraudes no pagamento
Aqui, os ataques se dividem principalmente em dois: a utilização de cartões roubados para a realização de diversas compras online, ou golpes aplicados por meio do Pix, onde através da instalação de programas maliciosos é possível alterar os dados do receptor do pagamento.
Ransomwares
Após o roubo dos dados, a empresa ou usuário é notificado de que eles só serão devolvidos mediante o pagamento de uma quantia de resgate, havendo ainda a ameaça de vazamentos desses dados caso não seja feita a transferência.
Phishing
Tanto clientes como colaboradores de empresas do varejo são induzidos a revelar informações pessoais ou financeiras.
DDoS (Ataque de negação de serviços)
O objetivo principal deste tipo de ataque, por exemplo, é sobrecarregar os sites com excesso de tráfego falso, causando interrupções e eventualmente quedas no sistema, levando a perdas de vendas.
Cuidados
Usuários e empresas devem adotar algumas precauções e cuidados para evitar se tornarem vítimas de golpes. Sendo assim, separamos algumas dicas e cuidados.
Autenticidade
Antes de fornecer qualquer dado pessoal, verifique a autenticidade dos sites. Faça isso checando se o endereço do site começa com “https” e se há um cadeado ao lado, indicando que a conexão é segura.
Além disso, é preferível digitar o endereço diretamente no navegador e evitar clicar em links cuja procedência não pode ser verificada.
No caso de aplicativos, mesmo que as lojas oficiais (como Apple Store ou Google Play Store) os disponibilizem, se atente às avaliações dos usuários e ao nome do desenvolvedor.
Dispositivos atualizados
Mantenha todos os dispositivos atualizados, pois essas atualizações podem corrigir vulnerabilidades que criminosos podem explorar.
Cuidado com e-mails e mensagens não solicitadas, pois muitas podem parecer legítimas, mas contêm erros de ortografia, gramática, formatação ou oferecem ofertas vantajosas demais. Nestes casos, o melhor é ignorar e não clicar em nenhum link ou anexo.
Senhas do navegador
Não salve senhas no navegador, pois programas maliciosos podem facilmente acessar essas credenciais. Um cofre ou gerenciador de senhas pode ser de grande ajuda nessas situações.
Transações e extratos bancários
Monitore transações e extratos bancários. É importante verificar se há alguma cobrança indevida, e comunicar imediatamente ao banco ou à operadora do cartão em caso de fraude.
Por fim, é recomendado evitar ter esses aplicativos baixados em aparelhos compartilhados com crianças ou adolescentes, pois jogos e programas baixados podem conter diversos tipos de vírus.
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