Ciclovia do Núcleo Bandeirante já está toda pavimentada

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A ciclovia que liga o Núcleo Bandeirante à Candangolândia já está totalmente pavimentada. A pista tem cerca de 3 km de extensão e foi construída com recursos no valor de quase R$ 800 mil. Com o término desse serviço, concluído pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na última terça-feira (6), a obra entra na etapa final, faltando apenas a instalação de defensas metálicas e sinalização.


Pista exclusiva para bicicletas é mais uma conquista para a malha cicloviária de Brasília, segunda maior do país | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Conhecidas como guard rails, as proteções de metal começaram a ser instaladas, nesta sexta (9), no trecho que vai da Escola Parque da Natureza e Esporte ao Viaduto da Candangolândia. O diretor do 3º Distrito Rodoviário do DER, Jarbas Silva, explica que esses equipamentos trarão mais segurança aos usuários.




R$ 1,7 milhão

Recursos investidos pela CEB para instalação de luminárias LED em toda a pista


“Como precisamos retirar o meio-fio para garantir mais espaço para ciclistas e pedestres, a ciclovia e as faixas de rolamento da estrada ficaram no mesmo nível”, pontua Jarbas. “O guard rail faz essa separação dos espaços, além de proteger os usuários”. De acordo com o diretor, a implantação da sinalização horizontal começa na próxima semana.


Segurança dia e noite


Leondas Alves (D), que mora na Candangolândia e pedala com frequência, comemora: “A gente se sente mais seguro para passear, não precisa disputar espaço com os carros”

Para aumentar ainda mais a segurança na ciclovia a qualquer hora do dia, a iluminação no local também foi renovada. Com investimento de mais de R$ 1,7 milhão, a Companhia Energética de Brasília (CEB) instalou 562 luminárias LED por toda a extensão da pista. As melhorias deixaram o servidor público Leondas Alves, 61, animado.



O morador da Candangolândia anda de bicicleta quase todos os dias. E já conferiu o trabalho feito na nova ciclovia. “A gente se sente mais seguro para passear, não precisa disputar espaço com os carros”, comenta Leondas. “É uma obra importante não só para quem usa a bicicleta como lazer, mas também para os que usam como meio de transporte.”


O Distrito Federal tem a segunda maior malha cicloviária do país, atrás somente de São Paulo. Atualmente, são 636,89 km de pistas para bicicletas, de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Esse número ainda vai aumentar com a inauguração das ciclovias do Núcleo Bandeirante e do Altiplano Leste, no Jardim Botânico, onde o governo investiu R$ 11 milhões na construção de 5,2 km de pistas destinadas a bicicletas.


Ciclovia do Núcleo Bandeirante já está toda pavimentada


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