GDF auxilia no sonho da casa própria na QNM 38 – Agência Brasília

Author

Categories

Share

Na QNM 38, em Taguatinga Norte, as máquinas e os operários se movimentam com um objetivo claro: a preparação do terreno para que, em breve, casas sejam erguidas em um local com toda a infraestrutura necessária. O terreno, localizado nos conjuntos K2, J2 e I2, foi 80% subsidiado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), e contará com 62 lotes residenciais para famílias cuja faixa de renda varia de 0 a 12 salários mínimos.

O terreno já está sendo preparado para que, em breve, as casas sejam erguidas | Foto: Divulgação

Os 20% restantes do valor do terreno e as obras de infraestrutura são de responsabilidade das 11 cooperativas envolvidas no projeto. Com o subsídio do GDF, os beneficiários vão arcar com um custo final que, diluído em seis anos, vai representar parcelas mensais de R$ 284 para cada família. Todos os beneficiados estão associados às cooperativas cadastradas junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF).

Os 62 lotes residenciais são para famílias cuja faixa de renda varia de 0 a 12 salários mínimos

A preparação do terreno consiste em obras de infraestrutura urbana necessárias para que as moradias possam ser construídas sem nenhum prejuízo para os futuros moradores. No subsolo, galerias de esgoto e redes de captação de água pluvial estão construídas. No nível do chão, massa asfáltica está sendo colocada nos trechos que vão compor as ruas. Já no alto, postes de iluminação pública também estão sendo instalados.

“A casa própria é o sonho de todo brasileiro que paga aluguel. Com o dinheiro que sobrar, vamos poder gastar com outras coisas, como investir na educação do meu filho”Júlio César Costa, 31, auxiliar administrativo

Quem está contando os dias para dar início à construção de sua casa é o auxiliar administrativo Júlio César Costa, 31 anos. Ele atualmente mora de aluguel com a esposa e o filho de três anos em Ceilândia e já faz planos com o dinheiro que vai economizar todo mês. “A casa própria é o sonho de todo brasileiro que paga aluguel. Com o dinheiro que sobrar, vamos poder gastar com outras coisas, como investir na educação do meu filho”, ressalta.

O presidente da Codhab-DF, Wellington Luiz, celebrou a parceria com as cooperativas para a continuidade das obras no local. “Usamos a criatividade para encontrar soluções. Esse acordo pode reduzir o valor total do terreno, permitindo que o custo ficasse dentro das possibilidades dos beneficiados, viabilizamos as obras de infraestrutura, geramos empregos e, assim, estamos garantindo o sonho da casa própria para essas famílias”, avalia.

Os empreendimentos sociais da QNM 38 seguem os dispositivos da lei distrital nº 3.877, de 26 de junho de 2006, que dispõe sobre a política habitacional em todo o DF. Além de Taguatinga, outro local em que a parceria entre Codhab e cooperativas está fazendo as obras avançarem é nas quadras 117 e 118 do Recanto das Emas.



Source link

Author

Share