Time de voluntários para trabalhos sociais será reforçado – Agência Brasília

Author

Categories

Share

“Hoje é um dia muito feliz, porque estamos no mês do voluntariado, coroando essa data com duas grandes ações”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) firmou acordo de cooperação técnica com o Centro Universitário de Brasília (UniCeub), oficializando a participação de estudantes da instituição, de todas as formações, em serviços sociais voluntários profissionais prestados à população do Distrito Federal.

A adesão ao contrato foi comemorada, nesta quinta-feira (12), em cerimônia no Espaço Israel Pinheiro do Palácio do Buriti, quando também foi registrada a doação de 500 cestas básicas por parte da Embaixada da Bélgica.

A conselheira da Embaixada da Bélgica, Delphine Charles; a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, e o reitor do UniCeub, Getúlio Américo, durante a cerimônia | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

“Hoje é um dia muito feliz, porque estamos no mês do voluntariado, coroando essa data com duas grandes ações. Acredito muito na união do governo com a sociedade civil para que possamos sanar todas as dificuldades de vulnerabilidade social que temos”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

“Sabemos que tem muitas pessoas passando dificuldades em todo esse período pandêmico. Quando recebemos todo tipo de ajuda, unimos nosso espírito de solidariedade, transformando a vida dessas pessoas e mostrando que elas não estão sozinhas”, reforçou a titular da Sejus.

“A pandemia impactou por um período inesperado a vida de todos nós, aprofundando as desigualdades já existentes em nossa sociedade”Delphine Charles, conselheira da Embaixada da Bélgica

Os donativos serão distribuídos em ações do grupo Voluntariado em Ação, gerido pela Sejus, que conta com mais de 32 mil voluntários cadastrados. Segundo a secretária, a doação será direcionada para instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social no DF.

O órgão do GDF responsável pelo armazenamento dos mantimentos e pela distribuição dos kits de donativos para pessoas e instituições é o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), representado no evento pelo presidente Leonardo Oliveira de Ávila.

“A pandemia impactou por um período inesperado a vida de todos nós, aprofundando ainda mais as desigualdades já existentes na nossa sociedade. As populações mais vulneráveis têm mais desafios para enfrentar”, lamentou a conselheira da Embaixada da Bélgica, Delphine Charles.

O reitor do UniCeub e a titular da Sejus: parceria promove a integração dos alunos com a comunidade, a maturidade e o crescimento pessoal

“Essa iniciativa mostra mais uma vez a importância dos direitos humanos, princípios orientadores da política belga de cooperação e prioridades da nossa Constituição, que inclui o direito a dignidade, saúde, educação e alimentação”, destacou a representante belga.

Universitário voluntário

Para o reitor do UniCeub, Getúlio Américo Moreira Lopes, a solidariedade colabora no processo de aprendizagem dos alunos. “Além de integração com a comunidade, a atividade voluntária incentiva a maturidade e o crescimento pessoal, que são bases de uma formação transformadora”, salientou.

A estudante de medicina Vivian Miranda, 21 anos, representa a Liga de Ginecologia do UniCeub, com 18 integrantes voluntários. “A nossa participação será auxiliando médicos em eventos sociais. É ótima oportunidade de colocar a teoria na prática, além de aprender a lidar com a população carente. É um olho de humanização e social importante, sobretudo na nossa profissão”, avalia.

Instituído em março de 2019, o programa Voluntariado em Ação visa integrar, valorizar, reconhecer e estimular ações do gênero na cidade, formando e fortalecendo redes solidárias, sempre pensando na responsabilidade social. Para se colocar à disposição da iniciativa basta cadastrar-se no site, no qual são informados sua disponibilidade, eixos de atuação e público de interesse das ações de que gostaria de participar.

Com essas informações, a Sejus traça um perfil do voluntário, cruzando as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o candidato recebe a oportunidade por e-mail.

Galeria de Fotos

Reforço do time de voluntários para trabalhos sociais do GDF



Source link

Author

Share