- PUBLICIDADE -

Saúde celebra Dia da Pessoa Idosa com música e orientações

Author

Categories

Share

Programação para os servidores da Terceira Idade contou com participação da equipe técnica do Instituto de Previdência de Maceió

Dia da Pessoa Idosa na Saúde Municipal. Foto: Ascom SMS

O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa ganhou comemoração especial na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (1°). Direcionada aos servidores com mais de 60 anos, a ação relacionada à data culminou as atividades da semana, direcionadas ao estímulo de um envelhecimento ativo e saudável.

“Tivemos uma semana com iniciativas como avaliações físicas com um olhar diferenciado para as limitações funcionais do corpo e da mente que afetam a pessoa idosa e palestras com bordagens voltadas ao envelhecimento. Hoje, foi o dia de comemorar e levar alegria aos servidores da saúde”, afirmou a coordenadora do Programa, Denyse Lima Maia.

Denyse Maia, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. Foto: Ascom SMS

Na ocasião, até a decoração do ambiente foi pensada para celebrar a Terceira Idade. Havia um painel com fotos de pessoas idosas vivenciando sua idade com disposição e alegria. Outro estímulo em destaque foi a árvore de Tsurus, ave lendária do folclore japonês que representa a longevidade, que ao final foram distribuídas com mensagens contendo frases motivadoras.

Árvore de Tsurus. Foto: Ascom SMS

A abertura da comemoração – que contou com a presença dos servidores e da gerente de Programas Estratégicos da SMS, Camila Moura, representando a secretária Célia Fernandes – foi feita com a apresentação da cantora Madalena de Oliveira, acompanhada pela tecladista Inês Gama, que animaram os servidores com músicas do folclore alagoano e canções populares brasileiras.

Conscientização

Representando o corpo funcional da SMS e a Coordenação de Atenção Primária, o servidor Eliéser Alves dos Anjos, lembrou que a sociedade ainda precisa reconhecer o valor da experiência dos idosos.

Servidor Eliéser Alves dos Anjos . Foto: Ascom SMS

“Maceió tem hoje cerca de 120 mil idosos, o equivalente a 12% da população do município. Mas a cultura ocidental no Brasil não avançou no respeito aos idosos, como fazem os países orientais. Cabe a nós buscar isso todos os dias e nos manter ativos”, salientou, sugerindo pra todos a leitura do livro “Como envelhecer”, da escritora Anne Karpf, que trata sobre o assunto.

Experiência

Já a assistente social Rita Leone, relatou para todos que sua experiência com o envelhecimento tem sido a melhor possível, pois passou a se sentir mais bonita, a cultivar um bom número de amigos mais jovens, a se aventurar em novas experiências.

⁸Rita Leone destaca que está em sua melhor fase de vida. Foto: Ascom SMS

“Tenho aproveitado coisas que nunca sonhei realizar, como viagens em lugares de aventura, novas experiências e namorando bastante. Estou achando fantástico, principalmente, a maturidade me dar a possibilidade de não precisar mais usar meias verdades, podendo ser verdadeira em todos os aspectos e assim, ser ainda mais feliz”, destacou Rita.

Orientação

Aproveitando a mobilização dos servidores na comemoração, a coordenação do Programa trouxe também informação relevante. Com a parceira das equipes gestoras e técnicas do Instituto de Previdência de Maceió (Iprev Maceió), foram apresentados alguns aspectos acerca da última reforma da Previdência, além dos impactos e reflexos desta na concessão de benefícios dos servidores públicos.

Equipe do Iprev levou orientações sobre a Previdência. Foto: Ascom SMS

Estiveram presentes na ocasião, Ana Carla Tavares, coordenadora geral de Análise e Concessão de Benefícios; Cláudio Beirão, diretor de Benefícios; Dely Marques, diretora de Administração, Orçamento e Finanças e coordenadora do eixo Governança; Luciângela Juvêncio, coordenadora de Recursos Humanos e do eixo de Educação Previdenciária; e Adler Pinheiro, coordenador geral de Acompanhamento e Monitoramento de Benefícios.

“Hoje, conversamos um pouco com os servidores sobre algumas regras de aposentadoria e documentações importantes para a concessão de aposentadoria, mas nas próximas segunda e terça-feira estaremos aqui de volta para atender os servidores, tirar dúvidas de forma individual e esclarecer tudo sobre a previdência”, ressaltou Ana Carla Tavares.

Ana Carla Tavares, do Iprev Maceió. Foto: Ascom SMS

A comemoração foi encerrada com música e sorteio de brindes para os servidores com mais de 60 anos.

Cássia Oliveira / Ascom SMS





Source link

Author

Share