- PUBLICIDADE -

Prefeitura de Maceió inicia atividades da campanha Outubro Rosa

Author

Categories

Share

Objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e convidar mulheres a atualizar exames de mamografia e citologia

Com o slogan “Sua melhor amiga é a prevenção”, a Prefeitura de Maceió deu início, nesta segunda-feira (4), à campanha anual Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A solenidade de abertura ocorreu no pátio central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro.

Segundo o prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, uma das prioridades da gestão do prefeito JHC é proteger e cuidar da saúde das maceioenses. “É muito importante que as mulheres realizem o autoexame, pois quanto mais cedo detectar alguma alteração, maiores as chances de cura. Essa campanha representa, portanto, a certeza de que estamos empenhados em cuidar das pessoas. A conscientização é sempre o melhor caminho”, destaca.

A secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, afirma que o Outubro Rosa tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção, mas os cuidados devem seguir durante o ano inteiro. “É preciso que todos estejamos atentos, pois o cuidar e o prevenir são diários. Nosso município está pronto para receber essas mulheres. Contamos com serviço próprio durante a campanha, inclusive com dois mamógrafos, um no PAM Salgadinho e outro no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha”, informa.

Além do Pam Salgadinho e do II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, são oferecidos serviços de mamografia nos seguintes prestadores: Clínica Guri, Diagnose, Hospital Universitário, Hospital Vida, Med Imagem, Nova Imagem e Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

“Todas as nossas áreas técnicas, a gestão e outras Secretarias estão envolvidas nessa campanha que, ao longo do mês, também vai oferecer outros serviços e exames, como citologia e papanicolau, para a detecção do câncer de colo de útero. Nossas Unidades Básicas estão a postos para atender todas as mulheres”, completa a secretária Célia Fernandes.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Ronaldo Lessa; da secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes; do senador Rodrigo Cunha; e dos vereadores Walmir de Melo e Kleber Costa; além de servidores e convidados. A servidora Pollyanne Barros representou a vereadora Olívia Tenório na solenidade. Representaram as entidades não governamentais que atuam no apoio a mulheres em tratamento a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Helena Russo; e, do Grupo Mama Renascer, Tânia Maria Rocha.

A solenidade foi conduzida pela drag queen Paty Maionese e contou com apresentação do coral Saúde em Canto, composto por servidores da Secretaria.

A campanha

A campanha envolve todas as Secretarias e órgãos municipais, além de instituições não governamentais (ONGs) que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama. Uma dessas instituições é o grupo Renascer, ONG constituída por mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama e mastectomizadas.

Eliane Bezerra, vice-presidente do grupo Renascer, chama a atenção para a importância das atividades do Outubro Rosa para as mulheres maceioenses. “É essencial contar com o apoio do Município para o desenvolvimento de nosso trabalho, que busca resgatar mulheres que estão sem acesso às consultas, exames ou transporte para procedimentos médicos. Todos os dias, buscamos caminhos para ajudá-las nesse sentido e também para resgatar sua autoestima. Contamos bastante com o PAM Salgadinho para prestar esse auxílio”, pontuou Eliane.

Durante todo o mês de outubro, haverá consultas e exames preventivos para as mulheres em todas as unidades. Também estão sendo planejadas ações como palestras, seminários, exposição temática de fotografias em shoppings e atividades culturais, além da promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal e para as usuárias das unidades de saúde do Município.

As ações realizadas durante esse mês contam com o apoio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Coordenação de Atenção Primária, dos Programas Estratégicos da Saúde, através do Programa de Saúde da Mulher e demais gerências e Secretarias Municipais que participaram ativamente do planejamento.

Dia D

Maceió também ofertará, no dia 23 de outubro – o dia D da campanha Outubro Rosa –, atendimentos com profissionais da saúde nas oito Unidades de Referência de Maceió. Durante este dia, serão ofertadas vagas para atendimento médico, realização de citologia, teste rápido e vacinação, dentre outros serviços.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS





Source link

Author

Share