Foto: Rogério Lameira

A prefeitura de Macapá realizou na manhã deste sábado (9), uma imersão na cultura marabaixeira voltada especialmente para os professores das escolas municipais. A ação faz parte do programa ‘Afroamapaensises nas escolas’, projeto que insere na matriz curricular dos estudantes da rede municipal a cultura dos povos tradicionais do Amapá.

O projeto foi lançado na última quarta-feira (6) por iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (SMMPP), a partir da verificação da necessidade da implementação pedagógica de ações que tratem das questões étnico-raciais dentro das salas de aula.

Inicialmente, quatro escolas foram contempladas para receberem as ações do programa neste sábado, que contou com roda de marabaixo de grupos tradicionais e apresentação de materiais sobre a história e a cultura afro amapaense.

“A importância histórica do nosso marabaixo e a relevância para a fé do povo negro amapaense dentro das escolas faz com que nossa maior manifestação não seja esquecida e tenha seu merecido reconhecimento”, ressalta Michela Barreto, diretora da Escola Municipal Aracy Nascimento.

A diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro, ressalta a importância desse projeto para as escolas, “O projeto prevê o fortalecimento e a perpetuação do marabaixo. Depois que foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Brasil, se faz necessário a presença dele como forma de ensino dentro das escolas” finaliza a gestora.

Source link