Ouvidoria Itinerante tira dúvidas sobre poluição sonora – Agência Brasília

Author

Categories

Share

Entre pessoas pedalando, praticando exercícios e caminhando com familiares, o Eixão do Lazer, na altura da Quadra 108 Norte, foi o cenário, na manhã deste domingo (12), da segunda edição da Ouvidoria Itinerante. A iniciativa do Instituto Brasília Ambiental teve o objetivo de levar o órgão mais próximo dos brasilenses, com o serviço de intermediação prestado à comunidade, e esclarecimentos sobre poluição sonora, maus tratos à fauna e outros assuntos ligados à temática ambiental e a distribuição de materiais informativos.

O tema recordista junto à Ouvidoria do Brasília Ambiental é a poluição sonora e o Plano Piloto foi eleito para sediar essa nova etapa do projeto por ser a região administrativa campeã no número de reclamações| Foto: Brasília Ambiental

A servidora pública e estatística, Maria do Socorro, esteve no ponto de apoio e aprovou o projeto itinerante. “Este tipo de trabalho é muito bom para a comunidade, pois já presenciei situações nas ruas, como maus tratos a animais, mas não sabia a que lugar recorrer para falar e nem de que forma”, comentou a moradora da Asa Norte.

A função educativa da Ouvidoria Itinerante é ponto chave para o auditor fiscal e ouvidor do Brasília Ambiental, Alan Ferreira. “Essas abordagens propiciam às pessoas conhecerem mais sobre o que o órgão faz e, também, saber que existe um site , o  https://www.ouv.df.gov.br/#/ ou o telefone 162, nos quais elas podem fazer as suas manifestações” esclareceu.

O aposentado Jarvas Martins também aproveitou a presença da Ouvidoria do Instituto no Eixão do Lazer e teceu elogios. “Foi muito bom o atendimento. Além de pegar folhetos explicativos sobre temas importantes também fui direcionado qual órgão procurar, pois se tratava de outro assunto de meu interesse”, comemorou o também morador da Asa Norte.

A ação deste domingo fez parte das comemorações da Semana do Cerrado, que ocorre entre os dias 11 a 19 de setembro de 2021, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e conta com a parceria do Brasília Ambiental.

Denúncias

O tema recordista junto à Ouvidoria do Brasília Ambiental é a poluição sonora e o Plano Piloto foi eleito para sediar essa nova etapa do projeto por ser a região administrativa campeã no número de reclamações.

De janeiro até setembro deste ano, foram recebidas 990 manifestações, de um total de 2.468, representando mais de um terço dos registros sobre os variados assuntos relacionados ao meio ambiente e demonstrando a importância do órgão em interagir mais com a comunidade, levando conteúdo informativo.

Devido ao sucesso junto ao público na primeira versão, realizada no mês de maio em Águas Claras, a Ouvidoria Itinerante incluiu os maus tratos aos animais no plano de conscientização, por ser também um tema de grande repercussão junto ao órgão executor da política ambiental no DF.

O Instituto Brasília Ambiental é responsável por receber e fiscalizar tanto as denúncias de agressões à fauna quanto à poluição sonora proveniente do exercício das atividades de bares, restaurantes, igrejas, shows, academias, clubes (sons mecânico ou ao vivo), e por maquinários (ar-condicionado, exautores, entre outros).

Os registros, sobre ambos, são acolhidos pelo número 162 ou também por meio da internet, pelo site do Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal: https://www.ouv.df.gov.br/#/

 

*Com informações do Brasília Ambiental



Source link

Author

Share