- PUBLICIDADE -

Toyota estuda transformar clássico off-road em carro elétrico

Author

Categories

Share


A Toyota estuda transformar o off-road Land Cruiser, um de seus modelos mais clássicos em um carro elétrico. No momento, a montadora japonesa está no meio de um teste com o veículo para sua conversão para propulsão elétrica em parceria com a empresa australiana de mineração BHP

O projeto da Toyota com a mineradora, que tem operações de extração de níquel em seu país natal, começou no começo do ano. O primeiro objetivo era converter um Land Cruiser 70 para funcionar com uma unidade de potência elétrica movida à bateria para uso em um projeto de mineração da BHP batizado como Nickel West. 

publicidade

“Essa parceria é mais um passo em nossos estudos contínuos sobre como podemos reduzir a intensidade das emissões de nossa frota de veículos leves”, declarou o presidente da área de mineração da BHP na Austrália, Edgar Basto, ao Electrek

Leia mais: 

“Ele se baseia em outros testes de LEV em andamento na Austrália do Sul e em Queensland. Reduzir nossa dependência do diesel em nossas operações ajudará a atingir nossa meta de médio prazo de redução das emissões operacionais em 30% até 2030”, completou o executivo. 

Para o presidente da divisão australiana da montadora, Matthew Callachor, os testes “demonstraram um forte relacionamento ao longo dos últimos 20 anos” entre as duas empresas. Além disso, seria uma prova de que ambas podem trabalhar juntas como empresas líderes de seus respectivos setores “para mudar o mundo”. 

Projeto piloto

No Brasil, a Land Cruiser ganhou o nome de Bandeirante. Crédito: Wikimedia Commons

A BHP e a Toyota já conseguiram desenvolver um protótipo do Land Cruiser elétrico, que tem sido usado em operações da mineradora. No entanto, a divisão australiana da montadora não descarta que o modelo possa chegar às concessionárias. 

“Entregamos um veículo até agora para a BHP como um projeto piloto e de teste. E parte disso é codesenvolvimento”, declarou o gerente geral de planejamento e desenvolvimento de produtos da Toyota Austrália, Rod Ferguson, à CarsGuide

O Land Cruiser é um dos carros mais tradicionais da montadora, no Brasil, a chamada Série 40 foi base para a Toyota Bandeirante, que foi produzida entre 1958 e 2001. O carro fez tanto sucesso por aqui que em muitas localidades é chamada de “Toyota”, tendo virado sinônimo da marca para muitos brasileiros. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 





Source link

Author

Share