Renault Duster: Procon-SP cobra esclarecimentos sobre Latin NCAP

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O Procon-SP está cobrando esclarecimentos da Renault sobre o resultado do teste de segurança do Duster no Latin NCAP. Como você já sabe, o SUV compacto da marca francesa zerou na avaliação do instituto, sediado em Montevidéu.

Com novas regras impostas em 2020, o Latin NCAP não só zerou o Renault Duster, mas também os Hyundai HB20 e Ford Ka, que tiveram um bom desempenho anterior, assim como o SUV feito no Paraná.

Em 2019, o Duster ganhou 4 estrelas no Latin NCAP, mas com os novos critérios de segurança, nenhuma estrela lhe foi atribuída e o instituto recomendou um recall do produto.

Mas, para o Procon-SP, o resultado abre a possibilidade de uma investigação para apurar se a montadora violou a Lei Federal 8.078/90 em seu Art. 10.

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O texto diz: “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde, ou segurança”.

O Procon-SP irá notificar a montadora, que terá sete dias corridos após o recebimento da mesma para providenciar o esclarecimento sobre o assunto.

Na semana passada, logo após a divulgação do resultado por parte do Latin NCAP, que indicou “estrutura instável” e abertura da porta com possibilidade de “ejeção do passageiro”, entre outros argumentos, a Renault enviou a seguinte nota:

  • O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
  • Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. 
  • É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.
  • A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Até o momento, a Renault não recebeu a notificação, que deve chegar ainda esta semana. Caso a montadora seja punida pelo Procon-SP, a multa estabelecida pela lei varia de R$ 733,34 a R$ 10.981.829,35.

[Fonte: UOL]

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Fonte: Agência Brasil





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