- PUBLICIDADE -

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Author

Categories

Share


Foto: Mundo Educação

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro no Brasil. Oficialmente a data foi criada a partir da Lei 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada extraoficialmente desde 1982.

A data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência.

A data serve também para lembrarmos de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas para a inclusão do público da pessoa com deficiência na sociedade.

Políticas de inclusão são aquelas que garantem que tenhamos um mundo mais acessível para todos os seres humanos. Para isso, sabemos que é preciso aprimorar cada vez mais as formas de comunicação, o mercado de trabalho, e, acima de tudo, promover a conscientização da sociedade por meio da informação.

Na Câmara Legislativa do DF, o deputado Iolando tem como um dos seus principais pilares, a defesa da pessoa com deficiência. Desde que assumiu seu mandato em 2019, ele tem trabalhado incansavelmente por melhorias para o segmento e essa causa tem sido sua principal bandeira na Casa. Foi por iniciativa do deputado Iolando, a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal de forma inédita, um marco aguardado por vários anos pelo segmento da pessoa com deficiência. A Secretaria da Pessoa com Deficiência é a primeira no Distrito Federal e a terceira no país.
“Trabalhar em prol desse segmento é minha maior prioridade, porque juntos poderemos fazer a diferença para este público que tanta necessita de apoio, cuidado e respeito”, ressalta Iolando.

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data. É durante esses debates que as pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde possam viver de forma igualitária e sem preconceitos.

Por: Laezia Bezerra



Source link

Author

Share