- PUBLICIDADE -

Butantan estudo de imunogenicidade à Anvisa

Author

Categories

Share


O Instituto Butantan entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (30) o estudo de imunogenicidade referente à vacina CoronaVac. Essa entrega estava prevista no Termo de Compromisso assinado entre as duas partes no momento da autorização de uso emergencial do imunizante, no dia 17 de janeiro.

Esse estudo, de acordo com a agência federal, serve para avaliar a capacidade da vacina de estimular a produção de anticorpos no organismo das pessoas vacinadas. Ele também verifica por quanto tempo esses anticorpos permanecem ativos.

publicidade

Leia mais:

Ainda segundo a Anvisa, o estudo de imunogenicidade é feito através da coleta de sangue. Ele deve seguir protocolos específicos para garantir a precisão dos dados encontrados.

Inicialmente, a Anvisa havia dado um prazo até o dia 28 de fevereiro ao Instituto Butantan para apresentar o estudo. Depois, à pedido da instituição, foi adiado para 30 de abril. Agora, o órgão tem dez dias para analisar os dados entregues.

Além da CoronaVac, a Anvisa liberou para uso emergencial a AstraZeneca no mês de janeiro. Ambas as vacinas são aplicadas no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Doses da Coronavac entregues neste fim de semana

Qual a diferença entra a vacina trivalente e tetravalente (quadrivalente) contra a gripe?
Imagem: Divulgação Instituto Butantan

Na sexta-feira foram entregues mais 420 mil doses da CoronaVac, vacina produzida pela parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Além desses imunizantes, o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para este sábado (1º), estava prevista a chegada de 220 mil doses da Oxford/AstraZeneca importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consórcio tem outra remessa do mesmo imunizante no domingo (2), com mais 3,8 milhões de doses.

No total, o fim de semana que conta do dia 30 de abril ao dia 2 de maio vai totalizar a disponibilização de 10,9 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus.

Via: Agência Brasil / Anvisa





Source link

Author

Share