Adote um Casarão: Governo inaugura prédio na Rua da Estrela, na quarta-feira (11)

Author

Categories

Share

Imóvel foi completamente reformado (Foto: Divulgação)

O Programa Nosso Centro estimula e incentiva novos negócios no Centro Histórico de São Luís. Nesta quarta-feira (11), mais um empreendimento comercial, na área central da cidade, será inaugurado por meio do Programa Adote um Casarão. O imóvel, que está localizado na Rua da Estrela, nº 472, foi todo reformado e, nele, vai funcionar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TVN e outros setores da empresa de telecomunicações.

A iniciativa, que faz parte de uma estratégia do Governo do Estado, executada pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio. A ação identifica, por meio de editais, pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.

A exemplo da TVN, os outros vencedores dos editais do Adote um Casarão estão investindo na recuperação dos imóveis e na oferta de atividades no Centro Histórico de São Luís, como o Sistema Social da Indústria, que instalará um Centro Tecnológico e Cultural da Indústria em um imóvel na Praça João Lisboa; e o setor empresarial do ramo da gastronomia, que está recuperando um casarão, também na Praça João Lisboa, para ser um bistrô & café; a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com a instalação de cursos no prédio do Centro Caixeiral (Praça Benedito Leite); e empresários lojistas, com o Shopping Rua Grande.

De acordo com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, o Centro Histórico está ganhando nova vida, na administração do governador Flávio Dino, o que está assegurando nossa história e gerando emprego e renda. “Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades implementadas na região central da nossa capital. O resultado desse trabalho é um ganho social e cultural”, ressaltou Jerry.

Para o diretor da TVN, Augusto Diniz, o Programa Nosso Centro é uma estratégia do Governo do Estado de suma importância para revitalizar e movimentar a área central da cidade de São Luís. “Um patrimônio gigantesco que precisa ser, cada dia, mais explorado e desenvolvido principalmente pelas empresas privadas locais e entidades públicas. O projeto que vai criar de imediato 50 empregos diretos, que começa com uma área de pesquisa e desenvolvimento, onde se pretende investir em soluções tanto para este mercado, quanto para o mercado externo. Então, esse investimento da TVN vai contribuir para a geração de renda, circulação de pessoas, impulsionar a economia local, promover a melhorar da qualidade de vida da população da região”, disse.

O projeto e obra

O projeto arquitetônico da área da TVN será uma grande estrutura metálica e de vidro, em formato hexagonal, com espaços interligados por rampas. A meta foi apresentar um convívio harmônico entre a história e a contemporaneidade, as divisórias de vidro permitem que os usuários e visitantes estejam estimulados a fazer uma imersão no futuro em meio a elementos estruturais do passado.

Foram realizados os serviços de restauração com a recuperação da cobertura, esquadrias, pisos, paredes e fachadas dentre outros elementos arquitetônicos e suas consecutivas instalações. Entre os ambientes, haverá uma recepção compartilhada entre os ocupantes do prédio, com telões e computadores, sala de atendimento, sala de treinamento para 35 pessoas, entre outras divisórias. Haverá, ainda, uma sala de descompressão, que é um ambiente para ser usado nos intervalos entre o período de trabalho, estimulando as relações interpessoais entre a equipe. O P&D será uma sala para a geração de tecnologias na área de telecomunicação, aprimoramento de processos e de desenvolvimento de softwares.

Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 2,5 milhões, na adequação de espaço no prédio da Rua da Estrela. Ao entrar em funcionamento, terá 50 funcionários trabalhando e cerca de 200 clientes por dia. A segunda etapa do projeto prevê abrigar a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que instalará, no local, atividades de pós-graduação na área de Ciência da Computação.

Adote um Casarão

Adote um Casarão é um programa do Governo do Estado, executado pela Secid. Faz parte de um programa mais amplo, o Nosso Centro, que reúne ações de diversos setores do Governo do Estado. O programa disponibiliza, por meio de editais, 14 imóveis pertencentes à administração pública estadual, instalados no Centro Histórico de São Luís, que estejam sendo ociosos ou subutilizados.

O adotante, em contrapartida, deve revitalizar, manter o imóvel e fazer uso, exclusivo, para as atividades indicadas no contrato. O tempo de uso por parte do adotante varia de acordo com o edital e atividade proposta.

O programa foi criado pelo governador Flávio Dino, em 2019, e tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural.

>





Source link

Author

Share